O que faz um Designer? Conheça 19 profissões dentro da área!

Para falar sobre o que faz um designer, a princípio, é interessante ressaltar o motivo que originou a profissão.

De forma resumida, durante a Revolução Industrial (sec. XVIII), na Inglaterra surgiu a expressão “Design”, ligada ao desenvolvimento de projetos de produto para as indústrias.

A princípio o design foi tratado no Brasil como Desenho industrial, devido à ter essa ligação direta com desenhos de projetos de produto para a indústria, mas com a evolução da tecnologia e consequentemente da profissão, a área resultou em grandes mudanças. Posteriormente, em 1993, a profissão de designer no Brasil foi submetida ao Congresso Nacional, a pedido dos estudantes de design, durante o ENDI (Encontro Nacional de Desenhistas Industriais), que aconteceu em 1988, Curitiba-PR.

Em conclusão, a institucionalização do nome Design, tem haver com a vontade dos profissionais serem reconhecidos por cunho internacional. Afinal, a nomenclatura Desenho Industrial ainda sofre muitos preconceitos por se associar ao ato de desenhar para a indústria, sendo tratada apenas como “desenho”. No entanto, o conceito real é projetar e planejar produtos e ideias para o mercado, entendendo as necessidades dos usuários.

A essência de um Designer

Sobre o que falaremos

Hoje o profissional de design pode ser dividido em diversas especializações, mas como essência, o designer tem a seguinte função:

Entender necessidades e solucionar problemas, considerando funcionalidades e estética, tendo como foco o usuário.

Abaixo gravei um vídeo de forma descontraída falando sobre a origem da profissão e da palavra design, mostrando as possibilidades e exemplificando sobre a prática de um Designer Gráfico e um Designer de produto. Após o vídeo, falamos um pouco sobre as 19 áreas mais conhecidas dentro do design, o que fazem e quais ferramentas utilizam.

Áreas do Design – Conheça 19 especializações!

Levando em consideração a essência do design, é possível entender melhor o direcionamento da área, apesar de existir diversas segmentações de mercado.

Dentre elas, as mais conhecidas são as profissões de Design Gráfico e Design de Produto, como resultado de serem as pioneiras no ramo do design, inicialmente conhecidas, sucessivamente, como Desenho Industrial de Comunicação Visual e Desenho Industrial de Projeto de Produto.

Com a evolução da tecnologia, consequentemente, surgiram novas segmentações, sendo muitas delas relacionadas com a área de internet, publicidade, web, games e filmes. A criação dessas áreas surgiram de acordo com as necessidades do mercado.

Abaixo listaremos as áreas mais conhecidas do design.

Desenhista Industrial

O Desenhista Industrial é responsável por desenvolver projetos de produto, podendo também atuar em outras áreas do design, por ter um campo de estudo mais generalista da área. Tendo especialidade em desenho técnico e em processos industriais. Como resultado as demandas da área, o profissional tende a utilizar programas CAD (Computer Aided Design – Desenho Assistido por Computador), como AutoCAD e programas 3D a partir do sistema CAD como Sketchup e Solidworks para projetos de desenho técnico e 3D.

Desenhista Industrial fazendo desenhos manuais de produtos
Desenhista Industrial fazendo desenhos manuais de produtos

Alguns exemplos de projetos:

  • Projetar uma cadeira;
  • Desenvolver o design de um celular;
  • Realizar desenhos técnicos de produtos.

Designer Gráfico

O Designer Gráfico desenvolve identidades visuais e projetos gráficos em geral, tendo foco no impresso e digital, com grande abrangência em ambas as áreas. Logo, o designer tende a usar diversos programas de computação gráfica, de acordo com a sua linha de atuação, mas os programas mais utilizados na área são o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Corel Draw.

Designer Gráfica trabalhando no computador com uma mesa digitalizadora e escala de cores
Designer Gráfica trabalhando no computador com uma mesa digitalizadora e escala de cores

Alguns exemplos de projetos:

  • Desenvolver a identidade de uma marca coorporativa;
  • Fazer artes para redes sociais;
  • Design de um banner;
  • Criar artes para impressos e redes sociais.

Designer de Produto

O Designer de Produto projeta produtos de todos os tipos, sob o mesmo ponto de vista do Desenhista Industrial. Da mesma forma, possui o conhecimento desde a pesquisa com o usuário até a produção do produto final. Sob o mesmo ponto de vista, a profissão demanda conhecimento de algumas ferramentas de trabalho, como metodologias de projeto e desenho técnico. Conhecer alguns programas de computação gráfica como o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Corel Draw são um diferencial.

Design de Produto: projetos de caixa de som, lixeira, armário, sorvete, cadeira e sofá.
Design de Produto: projetos de caixa de som, lixeira, armário, sorvete, cadeira e sofá.

Alguns exemplos de projetos:

  • Projetar uma luminária;
  • O design de um eletrodoméstico;
  • Realizar desenhos técnicos de produtos.

Designer de Joias

O Designer de Joias é responsável pela criação e desenvolvimento de joias, portanto, possui os conhecimentos de desenho técnico, materiais e processos. Portanto, saber programas específicos para a criação joias como o programa AutoCAD e mais especificamente o programa Rhinoceros 3D, é considerado um diferencial para o profissional.

Designer de Joias desenhando um colar
Designer de Joias desenhando um colar

Alguns exemplos de projetos:

  • Desenho técnico de um colar;
  • Design de um relógio;
  • Projeto virtual 3D de joias;
  • Desenvolvimento de um anel.

Designer de Estampas

O Designer de Estampas cria estamparia de todos os tipos, assim também, entendendo também sobre o processo de produção. O desenvolvimento de estampas pode ser feita a mão ou com programas de edição. Em suma, conhecer programas de computação gráfica como o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Corel Draw é um diferencial.

Designer de Estampas desenhando uma estampa
Designer de Estampas desenhando uma estampa

Alguns exemplos de projetos:

  • Roupas estampadas;
  • Almofadas com estampa;
  • Produtos e artes estampadas em geral

Designer Têxtil

O Designer Têxtil tem características similares ao Designer de Estampas, por outro lado, ele desenvolve projetos de estamparia para o mercado de moda e decoração com foco no ramo têxtil, entendendo também sobre o processo de produção. A criação de estampas normalmente é feita a mão ou com programas de edição. Portanto, conhecer programas de computação gráfica como o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Corel Draw é um diferencial.

Designer Têxtil imprimindo uma estampa com uma tela grande de serigrafia
Designer Têxtil imprimindo uma estampa com uma tela grande de serigrafia

Alguns exemplos de projetos:

  • Estampas para tapeçaria;
  • Lençóis estampados;
  • Edredons com costura diferenciada;
  • Produtos têxteis em em geral, sendo estampados ou não.

Designer de Diagramação

O Designer de Diagramação, também chamado de Diagramador, é uma capilaridade do Design Gráfico, com foco em diagramação. Sob o mesmo ponto de vista, entende sobre a criação do layout de artes gráficas até os processos de produção. Dessa forma, essa profissão demanda conhecimentos de diagramação e programas de computação gráfica como Adobe Indesign e Microsoft Word.

Designer de Diagramação: projeto de revista feito por um designer de diagramação
Designer de Diagramação: projeto de revista feito por um designer de diagramação

Alguns exemplos de projetos:

  • Diagramação de jornais;
  • Criação do layout de revistas;
  • Impressos em geral diagramáveis.

Designer de Calçados

O Designer de Calçados cria calçados em geral, projetando peças com estilo próprio para a área de moda ou com alguma funcionalidade diferenciada. Assim, o profissional da área tende a ter um bom conhecimento sobre materiais e processos ligados ao ramo de calçados.

Designer de Calçados projetando um sapato casual
Designer de Calçados projetando um sapato casual

Alguns exemplos de projetos:

  • Criação de sapatos e chinelos masculinos e femininos;
  • Desenvolvimento de sapatos ortopédicos.

Designer de Moda

O Designer de Moda desenvolve roupas e acessórios em geral, embasados em estudos de moda. Dessa forma, o Designer de Moda tende a ficar a par de tendências e materiais e processos ligados a área.

Designer de Moda desenhando um vestido vermelho
Designer de Moda desenhando um vestido vermelho

Alguns exemplos de projetos:

  • Design de roupas masculinas e femininas;
  • Criação de modelos de sapatos;
  • Desenvolvimento de acessórios de moda.

Designer de Móveis

O Designer de Móveis desenvolve móveis em geral, com criatividade e funcionalidade. Projetando móveis planejados, focados no usuário e indústria. Por fim, esse profissional tende a ter conhecimento sobre desenho técnico e materiais e processos, entender sobre marcenaria é considerado um diferencial.

Designer de Móveis projetando uma poltrona
Designer de Móveis projetando uma poltrona

Alguns exemplos de projetos:

  • Design de uma mesa;
  • Desenvolvimento de uma cadeiras;
  • Criação de uma luminária.

Designer de Embalagens

O Designer de Embalagens cria embalagens para indústria ou por demanda de forma personalizada, focado na estética, função e otimização da produção. De acordo com a necessidade, essa área demanda conhecimento de processos de embalagens como os materiais utilizados, as facas para o tipo de corte, maquinário de impressão e de processos de produção de embalagens em plástico, vidro e metal. Além disso, demanda um conhecimento básico sobre programas de computação gráfica como Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Corel Draw, dependendo do seguimento deste designer, possuir conhecimento de programas 3D como Blender 3D, Cinema 4D, 3DS Max, Z Brush e Autodesk Maya 3D é considerado um diferencial.

Designer de Embalagens projetando embalagens em papel craft
Designer de Embalagens projetando embalagens em papel craft

Alguns exemplos de projetos:

  • Design de embalagens de cosméticos;
  • Projetos de frascos de perfume;
  • Criação de embalagens de entrega personalizada para delivery e produtos.

Designer de Interiores

O Designer de Interiores é responsável por criar projetos de áreas internas e externas de casas, estúdios, escritórios, prédios e até paisagismo. Nesse sentido, é interessante entender o básico sobre materiais e processos, juntamente com o conhecimento de programas de arquitetura e 3D como Lumia e Sketchup.

Designer de Interiores projetando o interior de um escritório
Designer de Interiores projetando o interior de um escritório

Alguns exemplos de projetos:

  • Planejamento do interior de uma sala de estar;
  • Desenho do ambiente de um escritório;
  • Design 3D de recepções de prédios planejados.

Web Designer

O Web Designer foi o designer pioneiro do início da era web, sendo responsável pelo desenvolvimento de layouts de sites, possuindo conhecimento em linguagens de programação específicas como HTML. Por fim, entender sobre ferramentas de computação gráfica e programação como Adobe Photoshop, Adobe Dreamweaver e WordPress, é considerado um diferencial.

Site responsivo para várias plataformas feito por um Web Designer
Site responsivo para várias plataformas feito por um Web Designer

Alguns exemplos de projetos:

  • Desenvolvimento de sites e aplicativos.

UX/UI Designer

O Designer UX/UI possivelmente teve origem do web design e hoje pode ser considerada uma das áreas mais promissoras do mercado, pois vivemos na era da internet. Afinal, o Design UX (User Experience) é o estudo responsável pela experiência do usuário em plataformas e o Design UI (User Interface), também chamado de Design de Interface, é responsável pela interface das mesmas. Portanto, possuir os conhecimentos de linguagens como HTML, ferramentas de programação de sites como o Adobe Dreamweaver e Adobe XD e programas de computação gráfica como Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, é um diferencial.

Designer UX/UI desenhando como será os fluxos do usuário ao usar o site/app
Designer UX/UI desenhando como será os fluxos do usuário ao usar o site/app

Alguns exemplos de projetos:

  • Layouts de aplicativos pensando na experiência do usuário;
  • Desenvolvimento visual de sites e jogos.

Designer de Jogos

O Designer de jogos é responsável pelo desenvolvimento de ilustrações, personagens e cenários para jogos. Assim, é interessante conhecer sobre linguagens de programação de jogos, programas de computação gráfica 2D como Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, 3D como Blender 3D, Cinema 4D, 3DS Max, Z Brush e Autodesk Maya 3D e plataformas de criação de jogos como Unity e Unreal.

Designer de Jogos desenhando personagens para o jogo.
Designer de Jogos desenhando personagens para o jogo.

Alguns exemplos de projetos:

  • Personagem 2D e 3D para jogos;
  • Cenário de jogos de realidade aumentada.

Designer 3D

O Designer 3D é responsável pela criação de personagens, objetos e cenários em 3D, podendo ser de maneira estática ou animada. Portanto, demanda o conhecimento de programas 3D como, entre os mais usados, Blender 3D, Cinema 4D, 3DS Max, Z Brush e Autodesk Maya 3D.

Render de bolas de vidro vermelha e azul feitas em um programa 3D
Render de bolas de vidro vermelha e azul feitas em um programa 3D

Alguns exemplos de projetos:

  • Personagens e cenários em 3D para esculturas;
  • Layout de jogos em 3D
  • Peças publicitárias e filmes em 3D

Motion Designer

O Motion Designer é responsável pelo desenvolvimento de animações em 2D e 3D. Logo, a área demanda um conhecimento básico de audiovisual, sobre programas de animação como Adobe After Effects, Adobe Premiere e Sony Vegas e dependendo do foco deste designer, entender sobre programas 3d como Blender 3D, Cinema 4D, 3DS Max, Z Brush e Autodesk Maya 3D, para criação de layouts e personagens em 3D é um diferencial.

Motion Designer: vídeo feito por um profissional da área
Motion Designer: vídeo feito por um profissional da área

Alguns exemplos de projetos:

  • Animações publicitárias para propagandas e redes sociais, filmes e jogos.

Designer Automobilístico

O Designer Automobilístico é responsável por criar designs focados no mercado de automóveis, lidando diretamente com as áreas de mecânica, elétrica e produção. Portanto, conhecer melhor as áreas citadas, sobre programas de modelagem 3D como Blender 3D, Cinema 4D, 3DS Max, Z Brush e Autodesk Maya 3D e programas 3D focados em estruturas e prototipagens como SolidWorks, CATIA, Autodesk Inventor e Fusion 360, é considerado um diferencial.

Designer Automobilístico desenhando um carro
Designer Automobilístico desenhando um carro

Alguns exemplos de projetos:

  • Criação de design de carros, motos e caminhões.

Designer de Serviço

O Design de Serviço está diretamente ligado ao planejamento e organização de pessoas e infraestrutura, acima de tudo, com foco principal na experiência dos usuários, em melhorar a qualidade do serviço para os profissionais e clientes.

Designers de Serviço projetando o fluxo de trabalho de uma empresa
Designers de Serviço projetando o fluxo de trabalho de uma empresa

Alguns exemplos de projetos:

  • Estudo de experiência de atendimento de uma empresa, aplicativo de entregas, e-commerce, caixas bancários, entre outros.

Mas entenda, a responsabilidade do Designer de Serviço nessas questões é estudar e entender os processos e fluxos para otimiza-los, ligado diretamente a metodologias, e assim, trazer uma boa experiência aos usuários envolvidos.

Conclusão

As especializações do Design citadas nesse artigo são as mais conhecidas do mercado, cada uma delas possui sua história e particularidades. No entanto, podem e devem existir outras áreas. Se souber de mais alguma que esteja faltando, deixe nos comentários. Sua sugestão é muito bem-vinda e agrega conhecimento à outras pessoas!

Vale ressaltar que os conhecimentos citados anteriormente para cada área tem embasamento em um conhecimento geral e real. No entanto, na prática, cada profissional tem sua particularidade dentro de seus projetos, que podem demandar conhecimentos e ferramentas específicas para cada trabalho ou demanda da empresa.

As ferramentas de trabalho citadas nesse artigo, são, sem dúvida, as mais utilizadas do mercado, criadas por grandes corporações internacionais com foco em desenvolver ferramentas para o ramo. No entanto, existem outras ferramentas para uso. Inclusive, se souber de alguma importante que esteja faltando, farei questão de adicionar no artigo.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha sido útil!
Se tiver interesse na área de Design, tendências, tutoriais e dicas, assine a newsletter e fique por dentro!

Vai ser um prazer em recebe-lo! 🙌

Fique por dentro

Te deixamos atualizados por e-mail

Não enviamos e-mails desnecessários. Também odiamos isso :)

Sobre o Autor

Bruno Moraes
Bruno Moraes

Designer há mais de 8 anos, graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Marketing Digital pelo Instituto IBMR da rede Laureate International Universities e técnico em computação gráfica, atuando neste período como designer em diversas empresas e como freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.